Lilypie 2nd Birthday Ticker

Hoje é dia de....IRS


Pois e lá vamos nós a contas, ena, ena (entenda-se por sarcasmos)!!!

Para quem como eu trabalha por conta de outrem e faz a entrega do dito pela internet, hoje nao é dia de euromilhoes, mas sim de IRS.

Para quem como eu, poupa aqui e ali e mais acolá e mais ali também, e, para quem nao poupa mas gosta de andar sempre a par do que pode deduzir no IRS, fiquem a saber que existem já para 2009 algumas modificaçoes aos valores de dedução à colecta que se encontram sobretudo na educação, na saúde, nas energias renováveis e seguros de vida e de doença (tudo coisas que nos interessa portanto).

Nas despesas de saúde mantém-se a dedução de 30% sem limite das despesas de saúde sujeitas a IVA com taxa de 5%. Nas despesas com IVA à taxa normal, o limite sobe de 62 para 64 euros ou seja mais 2,5% do valor.

Na educação a dedução mantém-se nos 30%, mas o limite a deduzir aumenta de 681,60 para 720,00 euros. Assim como na habitação a dedução mantém-se nos 30% com o limite de 586,00 euros, mas atençao que foi alargada aos imóveis situados noutros Estados Membros da União Europeia.

Nas energias renováveis o limite com despesas de aquisição sobe para 796,00 euros, mas a percentagem da despesa a deduzir continua nos 30%.

Nos seguros de vida e de acidentes pessoais, a dedução à colecta continua a ser de 25%, mas agora com um limite de 64 euros.

Ahahaha, o meu coleguinha aqui do trabalho ouve-me a falar e diz: "Nao há dúvida que os melhores Economistas do mundo sao as mulheres, maes e donas de casa". Ah pois é.... bebé!

6 Meiguices:

Mãe disse...

Ola...
Os nossos aqui veem ter casa para prencher mas deve ser tb por esta altura...
Este ano vou declarar o emprestimo do carro que o ano passado nao declarei porque nao sabia que dava...
Vamos a ver se da resultado...heheheheheheh
Beijos e boa sorte para o IRS

Maria José disse...

heheheh bem isto é que é estar informada e claro partilhar aqui com os amigos.
bjokas grandes

Cresce barriguita...cresce!!! disse...

ora pois muito bem!!! ele o teu colega esqueçeu-se de dizewr..maes mulhers donas de casa e com pouco $$$$ lolooloolo!!!!!!!!!!!!!mil beijinhussssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

Isa disse...

Mas não falaste do mais importante a FLOR. Como está a nossa piquena?
Quanto ao IRS ainda tenho que organizar a papelada.
Beijos

Lipa disse...

Ah pois é! (Obrigada pelo update financeiro).

Drikas disse...

Eu devo ser uma excepção à regra, sou péssima economista e como dona de casa, a coisa não corre nada de especial :S Por esta ordem de ideias, espero que a minha especialidade seja ser mãe!!! Ah! Pago a uma contabilista para me fazer o IRS ;)