Lilypie 2nd Birthday Ticker

Foi por um triz...


Nao, ainda nao estou de volta queridas (acho eu), mas ontem aconteceu-me algo que merece ser partilhado. Vou tentar resumir pk só de me lembrar até passo mal:

A Flor fez 15 meses (já há uns tempinhos), como manda a "tradiçao" fui com ela à consulta dos 15 meses e nesse mesmo dia à vacinaçao. Enquanto esperava pela consulta a enfermeira chamou a Flor para lhe dar as vacinas, eram três incluindo a Prevenar. Eu que vou lendo alguma coisa de bebés aqui e ali, recordei-me de ler em dada altura que o bebé deveria já fazer na alimentaçao o ovo inteiro (gema e clara) antes dos 15 meses porque uma das vacinas só podia ser administrada se nao houvesse reacçoes alérgicas ao dito.

Pois eu um dia estava a comer um ovo estrelado e dei um bocadinho da clara do ovo à Flor, pois a gema já ela comia à mt tempo. A reacçao foi a pior possível, a míuda coitada ficou com a cara que parecia...um ovo. Inchada, cheia de manchas e borbulhinhas. Pensei cá para comigo "ok, eskece lá a clara do ovo".

Nesse dia das vacinas, já a enfermeira se preparava para administrar as ditas, e eu digo-lhe: "Sra. Enfª. veja lá que a Flor fez reacçao alérgica à clara do ovo", a Enfª ficou com 50 pontos de interrogaçao nos olhos e disse-me "ah pois, há uma que nao pode ser administrada, mas eu nao sei se é por alergia à clara do ovo ou da gema".... lá se foi informar e chegou ao pé de mim e disse: "olhe por ela ter tido reacçao alérgica, a Vaspr (vacina) terá de ser administrada no hospital e nao aqui, porque pode dar-lhe uma reacçao alérgica e ela tem de ter pronto socorro imediato"," hoje damos-lhe só as outras duas. Eu vou ligar para saber em que hospital a Flor terá de ir para levar a Vaspr e ainda lhe ligo hoje". Pronto socorro???? isto deu-me logo uns calafrios!!!

Fui para a consulta juntamente com a enfermeira que nao deu conhecimento ao médico da situaçao. Estava tudo óptimo com a menina, nada de novo. Fui-me embora à espera entao do dito telefonema. Passa-se quase um mês e nada de me dizerem nada. À 2 semanas liguei p o Centro de Saúde para falar com a dita enfermeira (porque ao fim ao cabo já a míuda tinha feito os 16 meses e vacina nada), a enfermeira ficou um bocado constragida mas disse que eu tinha de esperar que nao estava esquecido e que depois me dizia alguma coisa.

Nao estava esquecido o tanas! 15 minutos depois liga-me novamente a dizer que o Hospital onde a Flor tinha de ir levar a vacina era o de Setúbal. Que eu no dia 2 de Junho (ontem portanto) deveria ir lá ao CSaude buscar a vacina de manha e às 10h00 dirigir-me à urgência pediatrica onde estaria a Dra.Teresa Gouveia de plantao e daria, a pedido do Dr.Vasco (que nem é o pediatra da Flor) a vacina à Flor, e que, juntamente com a vacina ia uma carta do Dr. Vasco dirigida à Dra. Teresa.

Tudo bem???? nao, TUDO nada bem! Primeiro achei o cúmulo mandarem-me ir com a minha filha, perfeitamente saudável, para uma urgência pediatrica cheia de vírus e sabe-se lá mais o quê. Afinal tanta merda (desculpem) de avisos e panfletos para só levarmos as nossas crianças em último caso para uma urgência hospitalar por causa das doenças que podem lá contrair e mandam uma menina de 16 meses saudável para lá.

Nao "levantei ondas", pensei "aquilo é para estar lá às 10h00, a Dra. deve de chama-la logo."Até fiz essa conversa aqui no trabalho.

Claro que pensei mal!!! Pois entao a minha filha saudável, esteve bem uma hora na sala de espera da urgência pediatrica, cheia de crianças a tossir, a cuspir e sei lá mais o quê. Elas coitadas estavam no sitio certo, a minha filha é que nao.

Quando se passou meia hora daquilo, eu virei bicho e fui pedir o livro das reclamaçoes. Para mim aquele "sistema" era inadmissivel e estava a comprometer a saúde da minha filha que nao tinha de estar ali à espera naquele sitio.

Reparem que eu nao me queixo do tempo que levei para ser atendida, eu até esperava 3 horas pela médica se fosse necessário (pois se a senhora estava em serviço nas urgências o mais provável era ter de atender casos urgentissimos que aprecessem), o que eu nao queria acreditar era o ambiente em que estavam a obrigar a minha filha de 16 meses perfeitamente saudável a esperar.

Quando nos chamaram ainda eu ia de livro amarelo de reclamaçoes na mao, entrei na sala que disseram e lá estava uma médica.

Eu entrei e perguntei "Dra. Teresa Gouveia???"
Resposta agressiva: "o caso foi passado para mim tem alguma coisa contra?" (deve ter perguntado isto pk era preta e deve-me ter pensado racista que é coisa que nao faz efectivamente parte das minhas caracteristicas, inclusivamente o médico que fez me fez a cesariana é preto, é o médico mais conceituado de Setúbal e arredores e tive a sorte de me calhar ele que me deixou uma cicatriz pekenininha e linda, nao podia ter pedido melhor, fui considerei-me abençoada nesse sentido. Ou entao ela nao gostou de me ver de livro amarelo nas maos".
Eu: "Mas a Sra. nao é a dra. Teresa Gouveia? é que eu nao conheço a Dra. Teresa eu tenho é aqui uma carta para lhe entregar do Dr. Vasco."
Resposta agressiva:
"A Dra.TG foi chamada de urgência à sala de partos pediu-me para eu tratar deste caso".
Eu: "sim senhora Sra. Dra. por mim tudo bem, mas antes tenho algumas questoes sobre esta vacina; porque é que ela tem de ser dada aqui? quais sao os riscos...
Interrompe-me agressivamente: "A Dra.TG depois vem falar consigo se puder, nao vê que eu vou tratar da menina?"
Eu já a perder a calma: "Desculpe a Dra. TG VEM ou nao vem falar comigo, isso de se puder nao me diz nada"
Ela continuamente agressiva: "se puder vem, se nao puder nao vem"
Eu já a perder a calma: "Sim senhora Sra. Dra. mas até alguém vir falar comigo e responder às minhas dúvidas NINGUÉM, MAS NINGUÉM ADMINISTRA NADA NA MINHA FILHA para que fique esclarecido!(NESTA ALTURA DAS MAIUSCULAS JÁ ESTAVA A FALAR EM TOM ELEVADO)"

Nisto entra a desejada Dra.TG (extremamente simpática), que se apresentou e disse "ah, esta é a menina mandada pelo Dr.Vasco" eu disse sim, e ela "entao vamos aqui para esta sala".

O pai da Flor levou a menina seguindo a Dra. e uma enfermeira, enquanto eu pegava nas coisas. Entretanto a Dra. agressiva, que eu nem vi o nome dela, começou a falar do livro amarelo e eu expliquei-lhe que estava a reclamar porque estava revoltada com os factos que já vos expliquei. Ela diz-me que "nao têm razao nenhuma de ser", que a maioria dos casos que apareciam ali nao eram nada de grave.

Eu: "Pois, se calhar a maioria, e a minoria? a Doutora tem filhos?"
Ela: "sim tenho um de sete anos"
Eu: "e a Doutoura punha-o ali à sua espera uma hora?"

Antes que ela me pudesse responder veio a Dra.TG chamar-me porque o pai da Flor lhe tinha dito que eu nao queria que administrassem nada na menina sem fazer umas perguntas primeiro (nesta altura já a vacina estava a ser aberta).

A Dra. para mim: "entao quais sao as suas dúvidas?"
Eu: "Dra. quero saber pk esta vacina tem de ser administrada aqui, e, sendo ela alérgica à clara de ovo quero saber que riscos ela corre a tomar esta vacina. Quero saber para o que devo estar preparada que lhe possa acontecer e no fundo qual é o grau de risco na menina?"

Ela explicou-me lá as coisas sobre a vacina, as possiveis reacçoes, até que eu perguntei "e o grau de risco?"

Dra: Como descobriu que ela era alergica à clara do ovo?
Eu: contei-lhe o episódio do ovo estrelado
Dra: e quando notou a alergia?
Eu: na mesma hora, pois a miuda passado um bocadinho ficou com a cara parecia um ovo manchado cheio de borbulhas.
Dra: quanto tempo até essa reacçao?
Eu: 5 a 10 minutos
Dra: AAAAAAHHHHH isso é uma reacçao muito imediata
Eu: AAAAAAHHHHH e isso quer dizer o quê?
Dra: Quer dizer que sao as reacçoes alérgicas mais graves. Pelo que me conta a menina tem um grau elevadissimo de alergia à clara do ovo e EU NAO LHE VOU ADMINISTRAR A VASPR. Pelo que me conta ela tem alto rsico de sofrer um choque anafilático, que com a idade dela o mas provável é provocar uma paragem cardiaca na menina. Como vê estamos aqui numa sala munida de tudo para a reanimar, é por isso que os bebés que vêm tomar essa vacina no hospital a tomam nesta sala pk o risco existe sempre como lhe expliquei, é mt raro mas existe. O grau de risco da sua filha é demasiado elevado e eu nao vou administrar a vacina. Vou mandar uma carta ao CS para a mandarem fazer um exame que se der negativo eu dou-lhe a vacina, mas se vier positivo vamos ver ainda como vamos fazer.(e mandou a enfermeira voltar a pôr a vacina na caixa para eu a ir entregar novamente ao CS junto com o pedido do tal exame.)

EU FIQUEI EM ESTADO DE CHOQUE ANAFILÁTICO!!!! e quase tenho uma paragem cardiaca. Quer-se dizer, se eu nao tenho colocado questoes...a míuda tinha levado a vacina e...e...e sabe DEUS!!!

(atençao que o Dr. Vasco nao é o pediatra da Flor, apenas fez o favor à enfermeira de pedir à colega Dra.TG que administrasse a vacina à menina com brevidade, visto obviamente que a dita enfermeira se tinha esquecido do processo).

O que eu depreendi nisto tudo?

  • A Dra. ia administrar a vacina à Flor, porque prossupôs que o Dr. Vasco era o pediatra dela e tinha conhecimento do grau de alergia da minha filha à clara de ovo.
  • O Dr. Vasco prossupôs que a enfermeira tinha dado conhecimento na consulta ao pediatra da Flor que a menina nao tinha feito a Vaspr pk era alérgica à clara de ovo.
  • O pediatra da Flor como nao sabia de nada, pk nao foi informado, nao mandou fazer o tal exame para ver o nível do grau de alergia.

"Prontos" e assim felizes e contentes iam administrar à minha filha uma vacina que lhe poderia ter sido fatal por ....pressupostos.

A senhora enfermeira vê-se que anda cansada e farta de tanto trabalho, mas nao devia ter efectivamente assumido a responsabilidade de tratar do caso da vacina sózinha. Desde o inicio que ela mostrou ignorância sobre o assunto da Vaspr e por isso nao devia ter ficado com o processo sem dar conhecimento ao pediatra da Flor.

É assim que elas acontecem.... ontem foi por um triz!

Para quem já anda com os nervos em franja, esta ontem quase deu cabo de mim!

16 Meiguices:

Patrícia Teodoro disse...

É o que eu digo asaude neste país esta pessima e eu soui caso vivo disso...e ainda me dizem para ter calma se tiver que ser operada à coluna. Ainda bem que estiveste em cima do acontecimento e bastante alerta porque eu nem fazia a minha ideia que essa alergia à clara era assim tão grave- beijinho saudosos

Amores da minha vida disse...

Para já parabéns por esse instinto feroz. Eu não sabia que não se podia dar essa vacina se tivesse alergia ao ovo. Ainda bem que a Joana não é alérgica porque senão...
Desejo tudo de bom para ti e para os teus.
Um beijo

Amores da minha vida disse...

Para já parabéns por esse instinto feroz. Eu não sabia que não se podia dar essa vacina se tivesse alergia ao ovo. Ainda bem que a Joana não é alérgica porque senão...
Desejo tudo de bom para ti e para os teus.
Um beijo

Anónimo disse...

Meu deus...nem tenho palavras...o nosso sistema de sauda esta uma vergonha e todos os dias as historias que nos chegam aos ouvidos sao piores e piores...eu ate tenho medo de ir a medicos...Acredita! Quanto tiver a minha filhinha nem sei como vou fazer com as vacinas. Enfim...!
Vamos agora pensar apenas que por seres uma mulher muito bem informada a tua Flor nao sofreu nada! Força!!

****

Carla Zenóglio de Oliveira disse...

E com toda a razão...ainda bem que perguntaste tudo e não deixaste aquela primeira médica administrar a vacina...ainda por cima são brutas e mal educadas, e se não fossemos nós que não somos médicas, nem quero pensar!!!
Beijinho grande...e pergunta sempre tudo.

Mãe das Marias disse...

Meu Deus! Que filme, que situação!!! Ainda bem que perguntaste e questionaste tudo, eu tb sou assim, prefiro que me chamem chata, mas pelo menos fico descansada...
Felizmente tudo correu bem e vais ver que a tal análise vai estar ok, foi apenas mais um susto para o coraçãozito da mãe ;)

Beijocas***

Marlene, Simão e Martim disse...

Olá mamã,
Estou indignada com tanta irresponsabilidade.
Ainda bem que nós mães temos sempre duvidas e questionamos tudo e todos.
Espero que no próximo post voltes para ficar.
Um grande beijinho.

Martim... o nosso Amor!!! disse...

Que perigo... mem consigo imaginar a tua aflição!!! Ainda bem que falaste sobre esse assunto tenho que me informar com o pediatra do Martim!!! Beijocaas

Isa disse...

Ainda tu questionas se és uma boa mãe? Vai mas é dar banho ao cão e vê lá se não nos abandonas. O que é que a tua Flor pode querer mais? Uma mãe que a defende com "unhas e dentes" e tava capaz de matar a dra "néguinha", LOL.

Beijos para ti e para a FLOR.

Treteira disse...

Credo!!!!!

Até fiquei toda arrepiada!!!!

Cris disse...

Cum caneco Amiga, isto é que é maré de sorte mesmo!!!
Pronto, assim sendo perdoo-te o facto de não me teres atendido o telefonema!
Onde é que já se viu...uma mãe ter que estar a ensinar a missa ao padre!!!Ou à enfermeira, ou à médica!!
Ainda bem que tudo acabou bem...se não quem lhes lá ía dar uma surra era o Rodinhas...e com o tractor (foi o presente do dia da criança).
Beijinhos e vê lá mas é se continuas aalimentar o blog, cachopa!!

Paula Silva disse...

sinceramente pá ...cada vez estamos mais mal servidos neste país . que vergonha!!
olha a minha kika tem 5 hemangiomas . acreditas que já é a 2ª enfermeira que me interroga muito espantada do que é aquilo ? e se é grave, e se passa ou não?
afinal quem estudou elas ou eu???
credo
haja paciencia!
bjinhos e espero que voltes rápidamente

Drikas disse...

Bolas!!! Eu já tenho alguns traumas com o Hospital de Setubal, e desculpa (sem qualquer racismo) médicos pretos nunca mais... Não acredito como uma situação tão séria, pode ser tratada dessa maneira... Parabens pela tua reacção amiga, grande mãe leoa ;)

Maria José disse...

Aí amiga bem que novela mexicana que estiveste, enfim...isto só no nosso país e olha que até estiveste bastante calma, eu já tinha respondido mal há mais tempo aquela croma
bjokas

Unknown disse...

Estou chocada e incredula como ainda ha pessoas assim , se fosse num filho meu tinham administrado porque sou envergonhada e nao pergunto quase nada e sabe se lá o que podia acontecer , vale me a sorte de ter uma super pediatra(particular)que me informa de tudo e é super mas super zelosa com os meus filhos, a minima desconfiança de qualquer coisa,é logo pro Hosp. fazer exames e explica me tudo tintim por tintim, espero que corra tudo pelo melhor e os meus parabens pela mãe que és.Bjinhos

Mamã Peixinha disse...

Búáááááááááá
Sou uma péssima "manoka"!!!
Que mal me senti a vir aqui, estou mesmo desactualizada :(
Já te peço desculpas de outra forma ;)
Ate ja!!