Lilypie 2nd Birthday Ticker

O calvário da comida...


Amigas de todas as horas, preciso muito da vossa ajuda.

Estou com um problema com a Flor que me faz sentir a pior mae do mundo e pensar que ela merece melhor que eu.

Tou a ter muitos problemas em alimentá-la convenientemente. Ninguém diria pelas pernocas dela, mas a realidae é que eu nao consigo regrá-la.

Ela já devia estar a fazer duas sopas uma de carne e outra de peixe, mas eu nao consigo introduzir a da noite. Aiiiiiii que desespero!


O ritual dela até eu ir buscá-la à ama é muito bom e nos fins de semana é igual, mas a partir das 16h00 é a anarquia total:

08h30 - Chega à ama e come papa
12h00- Almoça (1 sopa e fruta)
16h00- Um iogurte com uma ou duas bolachas Maria trituradas.
16h45- Vou buscá-la
entre as 17h00 e as 18h30, depende dos dias, chora com fome, dou-lhe 125ml de leite, depois disso já nao quer comer mais nada. Às 21h00 (hora dela ir dormir) lá lhe meto um biberon com papa na boca e ela fica a mamar até adormecer, mas que ninguém lhe tire o biberon.

Parte da questao eu acho que se prende com o facto de a Flor ter adoptado um vicio que eu nao sei explicar como nem quando começou, foi derrepente e foi muito rápido e só me tem trazido problemas. É que a Flor nao gosta de chucha. Sei que muitas de vocês devem estar a pensar "que bom" , é o que toda a gente me diz quando toma conhecimento do facto. Mas se realmente é bom por um lado , por outro nem tanto.

Quer se queira quer nao a chucha acalma muito os bebés e o facto de a Flor nao querer chucha obriga-a a lidar sózinha e sem ajuda com certos sentimentos, como seja por exemplo o simples aborrecimento ou o medo.

Quantas de vocês já tiveram os vossos bebés a chorar e dá-se-lhe a chucha e ... param. Eu infelizmente nao possuo essa "arma secreta" para a rabujice e outros estados de espirito mais.

Na verdade eu acho que um bebé sem chucha é muito menos tranquilo que um bebé com chucha, mas para ser sincera isso até nem seria problema para mim, o facto dela exigir um pouco mais de mim nao me faz diferença. O problema é que ela adoptou o biberon em vez da chucha, entao às vezes faz do biberon a sua "tuta".

Meninas, eu nao sei explicar, acreditem, de um dia para o outro aconteceu isto, ela "zangou-se" com a chucha (sabe Deus porquê) e adoptou o biberon para os momentos de "maior carência". Graças a Deus que isto só aconteceu depois da fase das cólicas, é que a menina Flor quando está num "nivel de carência" muito elevado nao dispensa o "bibas" e agarra-se ao biberon mesmo vazio. Para dormir ela nao dispensa o leitinho/papa no biberon sobre o qual dorme bem agarradinha.

Já comprei todas as chuchas que possam imaginar. Nao há volta a dar. De inicio nao pensei que isto fosse um grande problema, mas eu penso que isso influi na alimentaçao dela. Se calhar aquele "bibas" que ela quer entre as 17h00 e as 18h30 pode ser apenas para "destressar". Acham que lhe devo dar o jantar a essa hora? nao será cedo demais?


Eu ando muito em baixo com esta história, nem tenho feeling para escrever nada, apenas vou passando nos vossos cantinhos e nessas passagens vejo a linda Beatriz com menos 1 semana de vida que a Flor e já a começar a comer sólidos... fico tao feliz por ela que está tao linda, mas confesso que me sinto a pior mae do mundo.

Preciso deseperadamente da vossa ajuda, apelo que por favor deixem as vossas sugestoes e se nao as tiverem falem-me do ritual da comidinha dos vossos principes e princesas aos 9 meses e meio. Ajudem-me a ultrapassar isto.

10 Meiguices:

liliana disse...

Como gostaria de te poder ajudar...
Beijinho e Força!
Vais ver que em breve a tua pequena vai comer a sopinha toda :)
Beijinhos

Drikas disse...

Minha linda,
como sabes não tenho experiencia com bebes para te puder ajudar, mas posso dizer-te que tenho uma irma com quase 13 anos que ainda tem o vicio do biberon :S Tb deixou a chucha muito cedo e até aos 10 anos, bebia 4 / 5 biberons por dia (que vergonha). O facto é que ela com 13 anos já mede mais de 1.65m, será de tanto biberon????

AS FOTOS ESTÃO ESPECTACULARES, LINDAS, LINDAS, LINDAS...

Bjokinhas,

Anónimo disse...

Olá minha querida mamã, calma, vamos por partes. A Joana, a partir dos 3 meses, "divorciou-se" da chucha e não penso que um bebé seja mais calmo ou tranquilo com chucha do que sem ela. São gostos. Há bebés que substituem a chucha por outro objecto de transição: o polegar, a tetina, a ponta de uma fralda de pano...no caso da Joana, não notei qualquer substituição.Separou-se da chucha e pronto. Agora, há poucos meses atrás, redescobriu a chucha mas para trincar por causa dos dentinhos.
Quanto à alimentação, a Joana está a fazer duas sopas por dia, uma de carne e outra de peixe, com fruta. Os horários são:
08.00: biberon de leite
11.00: almoço (sopa e fruta)
15.00: papa ou iogurte com bolacha (dia sim, dia não)
17.00: biberon de leite
19.00: jantar (sopa e fruta)
21.00: biberon de leite, já na cama
Pode ser que tenhas que antecipar um pouco a sopa-jantar ou redefinir os seus horários.
Como é que a Flor está na ama?Isto é, há uma boa relação entre as duas, ela come bem lá, as horas das refeições são calmas ou caóticas?A Flor é uma boa boca?
Penso que há muitas questões em torno da alimentação que deverão ser feitas, sobretudo se notaste uma diferença brusca...qualquer coisa que necessites, não hesistes em perguntar ok?
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

Mãe das Marias disse...

Minha querida, imagino no stress em que andas, mas sabes que elas sentem o nosso estado de espírito, por isso tenta acalmar...
Acho que no caso dela a criação de rotinas vai ser a resolução do problema, uma vez que durante o dia ela tem horas para comer.
Por volta das 18.00, a minha tb começa a acusar o cansaço do dia e fica mais rabujenta, tenho que ter cuidado pq se fica muito rabujenta, nem come nada!

O horário da Tiz é assim:

8.00: leite
11.00:almoço- sopa+ 2º prato +fruta
14.30:lanche- iogurte+fruta+bolacha
18.30:jantar- sopa+ 2º prato+fruta
21.00: leite

Penso que devias dar-lhe o jantar por volta das 18h, introduzir a 2ª sopa... tens que estar preparada para os primeiros tempos ela rejeitar e tentar resisitir, mas com o tempo ela habitua-se.
Ela não dorme uma sesta depois do lanche? Podia ser que ficasse mais bem disposta e aceitasse melhor a refeição.
E bebia o leitinho antes de ir para a cama... Se ela faz o biberão de chucha, deixa-a fazer... é o consolo dela. Nem que faças apenas uns 60 ml de leite para que não fique muito cheia e que perceba que aquela não é a refeição principal.

Acima de tudo não te culpabilizes!!! Cada criança tem os seus vícios, manhas e ritmos e nós temos que lhes dar a volta aos poucos, respeitando o seu organismo! Não te podes sentir má mãe por isso!

Mil beijos***

Qualquer coisa já sabes onde me encontrar!

pat07 disse...

Olá

Na minha opinião davas-lhe logo o jantar após o lanche, nem que seja ás 18.00. e depois antes de deitar dás-lhe o leitinho. Era o que eu faria. Experimenta um dia a ver se resulta.
Tem calma porque elas sentem o nosso stress o que faz com que ainda comam menos, ás vezes acontece-me. Em relação á chuhca tb acho muito bom que a Inês utilize, acalma muito os bebés. Ela de inicio não queria mas eu fui forçando, mas a tua se agora deixou de querer... ela deve utilizar esse biberão á noite com a mesma finalidade
Uma beijoca

pat07 disse...

é verdade! As fotos estão lindas e as protagonistas também ;)

ABeirão disse...

Olá!
Compreendo a tua preocupação mas tenta não te preocupares tanto. Se ela bebe o leitinho já não é assim tão mau. Tenta dar-lhe a sopa por volta das 18h. Eu comecei assim, até ao Miguel se adaptar aos novos horários por causa do jantar. E mesmo agora que já come sólidos, janta por volta das 18h30/19h e no fim às vezes ainda bebe um bocadinho de leite porque dei conta que gosta muito e o acalma! Ah... e antes do jantar dou-lhe o banho. Fica mais bem disposto também. Tem calma. Os primeiros jantares não são fáceis. Eu confesso que "saltei" muitos porque ou o Miguel adormecia, ou chorava ou não queria, mas acabou por se habituar!
Beijinhos!

Carla disse...

Como te compreende! Sei bem o que estás a passar. O meu Afonso no último fim de semana também deixou a chupeta. Quando a dou ele atira-a para o chão. E agora faz birras fenomenais para adormecer e quando usava a chupeta não fazia!!!
Eles realmente crescem demasiado depressa!!
Bjos e força!

Paula Silva disse...

olha lá cada criança é uma criança ...não compares nunca
no caso da tua menina acho que o erro está no lanche das 16h .. um iogurte com 1 ou 2 bolachas é pouco e por isso lhe dá fomita cedo ...porque não lhe dás ao lanche uma papinha( que podias trocar com a da manhã e dar ao pq. almoço leitinho)que satizfaz mais, e a sopinha por volta das 19h?
as 21 ou 21.30 davas o leite e prontos ...xixi-cama!
é só uma opinião ...tu é que tens ver a melhor forma
mil bjinhos
paula
ps ela está lindaaaaaaaaaa

Anónimo disse...

Eu concordo com "A mamã"! O iogurte com bolacha não satisfaz tanto como uma papinha. Mas se não lhe quiseres dar papa ao lanche e continuar com o iogurte, ao jantar dá-lhe a sopa quando acusar fome, nem que seja às 18 horas. Experimenta um dia e logo vês como corre... Bjs